Setor Educativo

O Setor Educativo desenvolve diversas ações que acolhem os visitantes e tem por objetivo construir memórias através das narrativas históricas das ocupações humanas na região serrana. Tais ações buscam o fortalecimento identitário, além de promover a integração social e a educação patrimonial

Equipe Multidisciplinar

Carla J. Nogueira de Souza

Coordenadora

Formação: Professora de História/Museóloga. Mestranda em Ensino de História – UFSC.

Áreas de Atuação: História de Lages, educação para o patrimônio e ensino de história indígena.­­

Gessica Coelho Silva

Monitora

Formação: Arquiteta e Urbanista. Mestranda em Arquitetura e Urbanismo na linha de pesquisa em história, cidade e arquitetura – PósARQ UFSC.

Áreas de Atuação: Patrimônio edificado e educação patrimonial.

Marcelo Ailton Correa

Estagiário

Formação: Acadêmico de Licenciatura em Pedagogia – Uniplac.      

Áreas de Atuação: Espaços formais, informais de educação.

Ações

Visitação Mediada

As visitas mediadas buscam estabelecer relações de diálogo com os diversos públicos e promover ressignificação acerca da história da cidade. Cada grupo é acompanhado por um monitor da Exposição, preparado para desenvolver uma proposta educativa a partir das características de cada público. A visita é orientada em torno de propostas de observação e leitura dos painéis e vitrines, também quando possível, de atividades lúdico-educativas, que visam tornar concretos aspectos cognitivos ou perceptivos tratados durante a visitação. As visitas mediadas estão disponíveis para grupos organizados sob agendamento prévio e, caso haja disponibilidade de monitores no momento, para públicos espontâneos, sem prévio agendamento.

Grupos Escolares

Atendimento da rede pública e privada dos diversos níveis da educação.

Grupos turísticos e demais

 O atendimento de grupos acima de 10 pessoas necessita de agendamento prévio.

Procedimentos

Para agendamento de grupos/turmas é necessário que o responsável entre em contato com o Setor Educativo da Exposição e preencha o Formulário de Agendamento, informando o objetivo da visita, temáticas a serem trabalhadas, características do grupo/turma e demais informações que permitam à equipe a elaboração de uma proposta de atividade.

-Público Espontâneo

Não há necessidade de agendamento prévio, sempre que disponível, um de nossos monitores estará prontamente preparado para atender.

-Orientações para a visita

Para que sua visita à Exposição Lages 250 anos seja proveitosa, lembramos que:

1 – Cada grupo de 10 pessoas deve ser acompanhado por pelo menos 1 pessoa que será responsável pela condução dentro do espaço da Exposição. A pessoa responsável deve acompanhar o grupo por todo o tempo da visita.
2 – Para grupos com agendamento prévio, a duração prevista para a visita é de no mínimo 1 hora. Para que os horários agendados sejam respeitados, e não haja diminuição no tempo da visita, sugerimos que o grupo programe sua chegada com 10 minutos de antecedência do horário marcado.
3 – Informamos que não possuímos estacionamento para ônibus e demais veículos.
4 – Não se esqueça de trazer sua própria garrafa de água.
5 – Para que o grupo aproveite a visita por completo e com mais conforto, a Exposição disponibiliza guarda volumes.
6 – Não é permitido consumir chicletes, balas e alimentos de qualquer espécie no espaço expositivo.
7 – A visita é uma excelente oportunidade para aprender muito, as anotações podem ser feitas após a visita, fora do espaço expositivo. Durante a visita pedimos que os visitantes dispensem anotações e o manuseio de lápis e canetas.
8 – É permitido tirar fotos com câmera e celulares, sem o uso de flash.
BOA VISITA!

Formação para professores

O programa voltado à formação de professores é proposto a partir do diálogo com os profissionais, oferecendo ações presenciais e virtuais, encontros e cursos de formação para as redes pública e privada, visibilizando narrativas plurais sobre a história de Lages e região serrana. Dessa forma, incentivando o gosto pela frequência cultural e enfatizando a importância da história e do patrimônio material e imaterial, como recursos para os processos educativos.

Atividades Culturais

A equipe incentiva e acolhe atividades que objetivam mobilizar a sociedade a utilizar o espaço físico do casarão e a estrutura da exposição com palestras, exposições temporárias, lançamentos de livros, semanas acadêmicas, entre outras manifestações culturais.